USP FILARMÔNICA Rubens Russomanno Ricciardi
"Memento" - Thomas Hennig - 55º FMN "Gilberto Mendes" (Núcleo de Ribeirão Preto)
Thomas Hennig (*1964)
Memento (2021), estreia mundial
Piano: Allan Duarte Manhas
O Festival Música Nova "Gilberto Mendes" (FMN) é um evento internacional e anual de música contemporânea idealizado por Gilberto Mendes (Santos, 1922-2016) e realizado desde 1962 em Santos. Já foi produzido simultaneamente nas cidades de Santos e São Paulo (desde 1985), além de concertos em Ribeirão Preto e Campinas (desde 1992). Com o posto de maior e mais duradouro festival de música contemporânea da América Latina, apresenta peças consagradas e obras inéditas de compositores de todo o mundo. Com direção artística de Lucas Galon e Márcio Barreto, o festival tem como professor responsável (USP - Ribeirão Preto), o compositor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi.
Em sua 55ª edição, com exibição online de 10 a 22/04, o festival será dividido em três regiões do estado de São Paulo (litoral, interior e capital), por cinco cidades (Santos, São Vicente, Cubatão, São Paulo e Ribeirão Preto), além de músicos e compositores dos principais centros mundiais de música, e contará com diversas atividades artísticas e didáticas que incluem concertos, palestras e oficinas.
Em parceria com a USP – Ribeirão Preto, Academia Livre de Música e Artes (ALMA), Imaginário Coletivo de Arte, Percutindo Mundos, Ocanoa Filmes e a Escola de Música e Dança de Cubatão, a 55ª Edição do FMN expandirá o circuito de atividades, aumentando o número de ações e cidades envolvidas, visando novos públicos e olhares sobre a produção da música contemporânea.
O festival acontece anualmente apresentando concertos sinfônicos, música de câmara, palestras e oficinas, além de outras atividades que dialogam com a música contemporânea, como cinema, dança e literatura.
O Festival Música Nova é de grande relevância para a música contemporânea no Brasil e no mundo, haja vista sua longevidade e abrangência internacional. Com milhares de obras compostas para ele, é um festival que fomenta a inventividade, a criação musical contemporânea e possibilita o intercâmbio com compositores e instrumentistas de diversas regiões do país e do mundo. Muitos compositores nasceram inspirados pelos concertos e palestras do Festival através do contato com novos conceitos e experimentações sonoras. De grande potencial artístico, anualmente revela novos e promissores compositores e instrumentistas contribuindo, com ações educativas em âmbito internacional, para a descoberta, visibilidade e aprimoramento de gerações de músicos. O 55º Festival Música Nova Gilberto Mendes amplia suas atividades e campo de pesquisa possibilitando a descoberta e visibilidade de novos instrumentistas e compositores.
Nessa edição, o festival traz compositores e músicos que aproximam os limites entre a música popular e a música de concerto, o experimental e o tradicional, através da ressignificação das culturas caiçara e caipira, pilares da formação de nossa identidade coletiva, e seus instrumentos mais representativos: a rabeca caiçara e a viola caipira. Somam-se aos instrumentos tradicionais, invenções e recriações de novos instrumentos por músicos e compositores que participam desta edição. Com obras compostas especialmente para essa edição, o Festival consolida-se como um caminho aberto ao novo, fruto, muitas vezes, da recombinação da ancestralidade e seus desdobramentos na arte contemporânea.
Projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.
Direção artística: Lucas Galon e Márcio Barreto
Produção e Coordenação Geral: Livio Tragtenberg e Antonio Eduardo Santos
Professor Responsável pela FFCLRP-USP: Rubens Russomanno Ricciardi
Assessoria de Imprensa: Marcela Borges e Lincoln Spada
Programa e Canal de YouTube da USP Filarmônica: Lucas Pigari
#ThomasHennig #AllanDuarteManhas #FestivalMúsicaNova