Biografia

   Allan Duarte Manhas é natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Pianista premiado em concursos nacionais e internacionais, tem se destacado em palcos da Europa, América do Sul e Estados Unidos, nas mais tradicionais salas de concerto, como Curt-Sachs-Saal em Berlin, Museum Scriabin em Moscou, Casa de Chopin em Zelazowa Wola, Academia de Música da Lituânia, Cela de Chopin no Monastério de Valldemossa-Mallorca, Sala Georg-Friedrich-Haendel e Casa de Haendel em Halle, Casa de Mendelssohn em Leipzig.

   No Brasil, tem seu primeiro contato com o piano aos sete anos de idade. Mais tarde, torna-se Bacharel em Música com diploma de mérito pela Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto (classe Prof. Fernando Corvisier). Após período de estudos na Ucrânia (Academia Nacional “P. Tchaikovsky”, Kiev), transfere-se definitivamente para a Alemanha, onde obtém o título de mestre e diploma de solista em doutorado profissional (Konzertexamen), ambos pela Universidade Martin-Luther em Halle-Saale (classe Prof. Marco Antonio de Almeida). Posteriormente aperfeiçoa-se em programa artístico da Fondation Bell’arte-ICPA, na Bélgica (Prof. Nelson Delle-Vigne, École Normale).

   Allan Manhas tem recebido valiosos estímulos em trabalho consecutivo com Björn Lehmann, Josep Colom e Jerome Lowenthal. Além disso, participou de inúmeros Masterclasses e cursos de aperfeiçoamento com artistas renomados como Gilberto Tinetti, Ricardo Castro, Luis Carlos de Moura Castro, Jean-Louis Steuerman, François-Frédéric Guy, Lilya Zilberstein, Pascal Devoyon, John Perry, Felix Gottlieb, Robert Roux, Boris Berman e Paul Badura-Skoda.

   Recebeu diversos prêmios, dentre eles destacam-se: Semana da Música de Ouro Branco (MG, 2005), concursos “Claudio Arrau” em Quilpue (Chile, 2006) e “Musik braucht Freunde” em Halle-Saale (Alemanha, 2009).

  Tem se apresentado com orquestras tradicionais, como Orquestra Estatal e Ópera de Halle-Saale, Orquestra da Universidade West Palm Beach Atlantic, Orquestra Acadêmica de Halle, Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina, entre outras.

   Foi docente do Instituto de Música da Universidade Martin-Luther em Halle-Saale entre 2011 e 2016. Radicado em Berlim há alguns anos, desenvolve principalmente aí intenso trabalho pedagógico nos conservatórios estatais Fanny Hensel (Central) e Leo Kestenberg (Schöneberg-Tempelhof).